-->


Sistema Mediador
Solicitação de Registro de Instrumento Coletivo
Legislação
Leis, Atos, Decretos, Portarias, e Resoluções do MTE
Dúvidas Trabalhistas
Férias, Horas Extras, Salário, Outros...
FGTS: Movimentações via SMS
Folder e Formulário
ASSÉDIO SEXUAL
Cartilha
PISO SALARIAL
Piso Mínimo Regional do PR


Veja Mais Fotos


 Jornada de 40 HORAS
Imprimir PDF

Manifesto de Centrais e FST defende valorização do trabalho e Artigo 8º

Público, aberto, à luz do sol. Assim será lançado, dia 4, o manifesto de quatro Centrais Sindicais e do Fórum Sindical dos Trabalhadores, no Sindicato dos Metroviários de São Paulo.
 

O ato é chamado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasil (CTB), Nova Central Sindical, Central dos Sindicatos Brasileiros, CGTB e também o FST - Fórum Sindical dos Trabalhadores, ligado às Confederações.

 

A linha central do documento é a valorização do trabalho, que, segundo os signatários do documento, tem sido alvo de frequentes ataques, “combinando rebaixamento salarial, alto desemprego e trabalho precário”.

 

Essa argumentação foi reforçada, quarta, dia 30, por matéria no jornal Valor Econômico. O texto, mancheteado na página A-4, informava que “37% das vagas criadas nos últimos 12 meses são por meio da subcontratação”. Esse modelo, precário, leva os novos contratados a receber apenas 36% do que recebem os assalariados com contrato formal.

 

O documento, a ser lançado na segunda-feira, critica também a reforma da Previdência a ainda a PEC 881, chamada pelo governo de “liberdade econômica”, que, segundo o Manifesto, “é um ataque devastador aos direitos trabalhistas e sindicais remanescentes”.

 

Um dos objetivos da manifestação marcada pelas quatro Centrais e o FST é somar forças na base sindical e aglutinar entidades ligadas ao mundo do trabalho, para atuarem junto ao Congresso nacional, em defesa de Sindicatos fortes. Os organizadores do ato criticam o desmonte do Artigo 8º, por pulverizar a base sindical, estimular a pluralidade e desgastar ainda mais a Constituição-Cidadã em vigor desde 1988.

 

 

 

 

Agência Sindical
 

CNPJ: 81.104.341/0001-09 | Código Sindical: 913.000.000.03342-5
Rua Hildebrando de Araújo, 429 – Jd. Botânico | CEP 80.210-260 – Curitiba/PR
Fone/Fax: (41) 3362-7778 | Email: sesocepar@sesocepar.org.br