-->


Sistema Mediador
Solicitação de Registro de Instrumento Coletivo
Legislação
Leis, Atos, Decretos, Portarias, e Resoluções do MTE
Dúvidas Trabalhistas
Férias, Horas Extras, Salário, Outros...
FGTS: Movimentações via SMS
Folder e Formulário
ASSÉDIO SEXUAL
Cartilha
PISO SALARIAL
Piso Mínimo Regional do PR


Veja Mais Fotos


 Jornada de 40 HORAS
Imprimir PDF

Empresa não pode demitir por justa causa se sabia de imprudência

Mesmo que o trabalhador tenha sido imprudente, ele não pode ser totalmente responsabilizado com demissão por justa causa se a empresa sabia de sua má conduta. Com este entendimento, a 4ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas) afastou a justa causa aplicada a um motorista deixou cair uma máquina agrícola de cima do caminhão que conduzia.

 

O motorista admitiu que não prendeu a carga da forma correta. Porém, a juíza convocada Ana Cláudia Torres Vianna, relator do caso, lembrou que seus superiores sabiam que ele procedia dessa forma e não fizeram nada. Por isso, a culpa não pode recair totalmente sobre o trabalhador.

 

"Ainda que tenha agido com total imprudência [ele não pode sofrer a] penalidade máxima aplicada ao contrato de trabalho, já que ficou claro que agiu com o conhecimento do seu superior e da mesma forma que outros funcionários teriam agido em semelhante situação", disse juíza.

 

Para o colegiado, ficou claro que a empresa tolerava essa situação grave, que colocava em risco não apenas bens materiais, mas também a vida do motorista e de outras pessoas que estivessem nos locais em que o transporte ocorria.

 

O acórdão destacou ainda que, no caso, caberia à empresa, caso visasse a coibir a prática descrita pela testemunha por ela própria indicada, aplicar advertências aos motoristas que agissem com a imprudência relatada, o que sequer alegou ter feito. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-15. 

 

Processo 0000548-57.2012.5.15.0100

                        

 

 

 

Fonte: Conjur, 02 de outubro de 2017

 


CNPJ: 81.104.341/0001-09 | Código Sindical: 913.000.000.03342-5
Rua Hildebrando de Araújo, 429 – Jd. Botânico | CEP 80.210-260 – Curitiba/PR
Fone/Fax: (41) 3362-7778 | Email: sesocepar@sesocepar.org.br